quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mesmo sem Carnaval a Cultura continua... Sem Dó

O desejo de resgatar as velhas marchinhas de carnaval despertou em cinco amigos a vontade de montar um bloco carnavalesco com o intuito de despertar na população a busca pela valorização da maior manifestação cultural de nosso país – o carnaval de rua. O Grupo de 5 Artistas – G5 – criou, em 2008, o Bloco Cultura Sem Dó... e os Fantasmas da Cultura, que vem proclamar o início da “festa da carne”.

Com o anúncio da não realização do carnaval patrocinado pela Prefeitura de Formiga em 2009, o G5 se sente mais do que na obrigação de colocar o Bloco na rua.

Em seu segundo ano de existência, o Bloco Cultura sem Dó... deverá sair na quinta-feira, dia 19, que antecede a véspera do Carnaval com os Fantasmas da Cultura percorrendo as principais ruas da cidade anunciando a chegada da “festa da carne”. A escolha da data se deve ao fato de que na véspera do Carnaval a população de Formiga ainda não debandou para o Lago de Furnas e cidades históricas em busca de festas.

Neste ano, o G5 pretende inovar com a participação de outras pessoas fora do círculo do grupo. Será realizado um Baile de Máscaras “a La Veneza” ao som das velhas marchinhas e samba-enredo. Máscaras de cartolina serão distribuídas para as pessoas que passarem pela festa. O local escolhido para a concentração do Bloco é a Praça da Matriz, às 18h00. Logo após, os foliões sairão pelas ruas do Centro convidando o povo para o Baile de Máscaras na Praça da Rodoviária.

O Bloco irá fazer o seguinte percurso: desce a rua Silviano Brandão, passa pela Praça Getúlio Vargas, segue pela rua Bernardes de Faria até a Praça Ferreira Pires, retorna pela rua Bernardes de Faria até Barão de Piumhi e vira na rua Coronel José Gonçalves D’Amarante até o Terminal Rodoviário.


Em 2008, o Bloco Cultura Sem Dó... estreou nas ruas de Formiga
com a proposta de resgatar o carnaval de marchinhas
(Foto: Shymenne Siqueira)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Tales, vc, fiel seguidor e difusor da cultura, terá seu nome eternizado nas linhas tortuosas (mas inquebrantáveis) da história. Parabéns! Abraços!

Formiguei - Movimento pela cidadania LGBT na cidade de Formiga-MG